top of page

Songkran - o  Ano Novo Tailandês 

Um dos eventos mais procurados na Tailândia é o Songkran, o festival que celebra o Ano Novo Tailandês. São vários dias de festa, onde há uma fusão de tradição, espiritualidade e muita animação!


O ambiente que se vive é incrível; as ruas ficam repletas de pessoas com baldes e pistolas de água, prontas para uma verdadeira guerra de água.


Neste artigo, vamos partilhar contigo a nossa experiência no festival Songkran em Chiang Mai.


Songkran, o Ano Novo Tailandês
Songkran, o Ano Novo Tailandês

O que é o Festival Songkran


O Festival Songkran, também conhecido como o Festival da Água, é uma festa tradicional que marca o início do Ano Novo no calendário tailandês. 

É um festival de três dias fundamentado por tradições budistas, durante os quais os tailandeses realizam rituais de purificação, visitam os templos e passam tempo com a família.


A água desempenha um papel central neste festival, pois simboliza a purificação e a renovação espiritual. O ato de deitar água nos outros é uma maneira de iniciar o novo ano com uma mente limpa e, também, uma forma de receber bênçãos e dar as boas-vindas ao ano que se inicia.

Há também quem ande a colocar uma pasta branca em pó chamada din sor pong sobre o rosto de tailandeses e estrangeiros durante o Songkran. É um símbolo de proteção para quem o usa.


A procissão inaugura as festividades
A procissão inaugura as festividades

Quando é celebrado


O Songkran é celebrado entre os dias 13 e 15 de abril de cada ano. Mas há lugares que prolongam as festividades por mais dias e outros que começam as celebrações já no dia 12 de abril. Portanto, a partir deste dia, é melhor saíres à rua pronto para possíveis batalhas de água.


Onde se celebra


O Festival Songkran é celebrado em todo o país, mas Chiang Mai é considerada o grande centro das festividades. Esta cidade fica no norte da Tailândia e atrai milhares de visitantes de todo o mundo nesta altura do ano. 


Outros lugares recomendamos sao Bangkok, na região de Khao San Road, Phuket e Koh Samui.


Optamos por passar o Songkran em Chiang Mai para termos uma experiência completa e recomendamos muito. Toda a cidade está pronta para receber este festival, com várias atividades e alguns mercados tradicionais. Recomendamos a área ao redor de Thapae Gate que é aquela onde se concentram as festividades e onde tudo acontece.


O Songkran é também uma celebração espiritual
O Songkran é também uma celebração espiritual

O que acontece nestes dias 


Nestes dias de festival, as ruas de Chiang Mai transformam-se em verdadeiras batalhas de água. As pessoas vestem roupas coloridas e juntam-se pelas ruas com baldes de água, pistolas de água e mangueiras, prontas para participar numa épica guerra de água.


Durante estes dias, uma coisa podes ter a certeza: vais estar molhado desde o momento em que puseres um pé fora do hotel até ao momento em que voltares. Ninguém escapa, nem mesmo quem está dentro dos carros ou das songthaews (aquelas carrinhas vermelhas). Mas sinceramente, com o calor que faz nesta altura do ano, até sabe bem, durante o dia estão cerca de 40ºC.


O ambiente é incrível, toda a gente se diverte e deseja um feliz ano novo enquanto deitam água uns aos outros. As ruas ficam muito animadas e para recarregar a tua pistola ou balde podes usar a água do rio que acaba por ser o mais prático ou nas casas de alguns moradores que disponibilizam água para recarregares.


As batalhas de água são o ponto alto do Songkran, mas há mais para experimentar durante estes dias. As celebrações estão divididas pelos três dias de festival: no primeiro dia é feita uma grande procissão pela cidade. Participamos nesta procissão e é completamente diferente do que estamos habituados. A procissão durou várias horas, onde passaram várias imagens de Buda seguidas de pessoas a cantar, dançar, sempre com a animação no seu máximo.


Durante os restantes dias do Songkran, as pessoas participam em rituais de purificação nos templos. Além disso, é uma época em que as famílias se reúnem para celebrar e compartilhar refeições tradicionais.



Dicas para estes dias

  • Se não te quiseres molhar, recomendamos que nem experimentes sair do hotel, nem que seja para ir ao supermercado buscar algo para comer; é certo que alguem te vai molhar.

  • Usa uma capa à prova de água para o telemóvel - isto é fundamental se não quiseres estragar o telemóvel; aproveita e guarda o dinheiro também nesta bolsa.

  • Usa roupa adequada. O Songkran é um rituacomboio 30 libras -sair em liverpool street metro- liverpool para farringdonl budista, como tal, não deves andar pelas ruas de biquíni. Veste uns calções e uma t-shirt práticos e diverte-te. Camisas estampadas com flores são o outfit mais usado nestes dias.

  • Usa óculos de sol para protegeres os olhos. A água que circula nas batalhas de água não é a melhor, então recomendamos que uses óculos e mantenhas a boca fechada sempre que te deitarem água.

  • Uma câmara de ação é muito útil nestes dias. Desta forma, consegues tirar fotografias ou fazer vídeos sem a hipótese de estragar o teu telemóvel.

  • Mantém o teu passaporte em segurança. Por norma, tínhamos sempre o passaporte connosco, mas nestes dias optamos por deixá-lo no cofre do hotel para não acontecer nenhuma desgraça.



Passar o Songkran em Chiang Mai foi uma experiência única que nunca vamos esquecer. Foram dias de muita animação, onde tivemos contacto com uma nova cultura e conhecemos pessoas locais e de todo o mundo.



Caso estejas na Tailândia nesta altura, o Songkran é imperdível!
Caso estejas na Tailândia nesta altura, o Songkran é imperdível!

Faz um seguro de viagem

Em qualquer viagem que faças, é essencial estar prevenido, principalmente fora da Europa. Imprevistos acontecem e ninguém quer voltar das férias com uma fatura hospitalar enorme para pagar. É aqui que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança às tuas férias. 

A IATI tem inúmeros tipos de seguro de viagem conforme o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. 

Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clica aqui para obter o teu desconto.


Seguro de viagem IATI

コメント


bottom of page