top of page

O que fazer em Ninh Binh

Atualizado: 30 de mar.


Ninh Binh fica localizada no norte do Vietname, a cerca de 1h30 de Hanoi. É uma região conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes e formações rochosas. Por esse motivo, é chamada de "Ha Long Bay da Terra" e atrai muitos visitantes a conhecê-la.


Se procuras um lugar tranquilo, diferente da agitação da capital, então não podes deixar de incluir Ninh Binh no teu roteiro.


Hoje, vamos partilhar contigo as nossas dicas sobre esta região para que não percas nada quando chegar a tua vez de a visitar.

Vê também: O que fazer em Hanói


O centro de Ninh Binh é muito giro
O centro de Ninh Binh é muito giro
Nota: neste artigo vais encontrar alguns links para diferentes parceiros na área de viagens. Todos eles são de confiança e se usares algum deles para reservar uma experiência ou estadia, por exemplo, estás a ajudar-nos a rentabilizar o trabalho que temos neste projeto.

Ficar hospedado em Ninh Binh ou Tam Coc?


Ninh Binh é a principal cidade da região, com uma ampla oferta de hospedagem, restaurantes e supermercados. Por outro lado, Tam Coc é uma pequena localidade a cerca de 20 minutos de Ninh Binh e não possui tantas infraestruturas como a primeira.


Na hora de escolher onde ficar hospedado, procuramos sempre estar mais perto dos lugares que pretendemos conhecer. Por isso, optamos por ficar em Tam Coc e foi uma ótima escolha. O ambiente de Tam Coc é incrível, com uma vibe muito tranquila e jovem.


Como chegar


Para cheares a Ninh Binh tens duas opções:


  • Mini van: Uma das formas mais fáceis de chegar a Tam Coc é de minivan. Para reservar as deslocações no Vietname usamos sempre o 12.go e funcionou muito bem. Aqui podes reservar autocarros, comboios e minivans. Neste caso a viagem de Hanoi a Tam Coc demora cerca de 2 horas e custa 9€.


  • Excursão: Se não tiveres muitos dias para explorar o Vietname e mesmo assim quiseres conhecer Ninh Binh, podes optar por fazer uma excursão de um dia desde Hanói. Podes reservar através do GetYourGuide um passeio de um dia que passa pelos principais pontos da região.


Como te deslocares


A melhor forma de conseguires chegar aos principais pontos da região é, sem dúvida, de mota. 

Para isso, podes alugar uma scooter no centro de Tam Coc ou no alojamento onde ficares hospedado. 


Desta vez, optamos por alugar no alojamento e ficou 100.000 VND por dia. 


Tem atenção que o trânsito no Vietname pode ser caótico, por isso conduz com prudência, principalmente se não tiveres experiência a conduzir mota.



O que fazer em Ninh Binh


Complexo Paisagístico de Trang An


O passeio de barco em Trang An é uma das principais atrações da região. Durante o passeio, estás rodeado por inúmeras formações rochosas que criam uma das paisagens mais bonitas do Vietname! Ao longo do percurso, vais passando por várias cavernas e templos.


Antes de começar, podes optar entre três percursos (rota 1, 2 ou 3). Nós optámos pela rota 3, que inclui 3 templos e 3 grutas, incluindo a maior com 1 km de extensão. O passeio demora entre 2,5 horas a 3 horas e em cada barco podem ir até 4 pessoas. O preço é 250,000 VND por pessoa.


Curiosidade: parte do filme "Kong: Skull Island" foi filmado aqui.



Mua Caves


Se visitares Ninh Binh, não podes perder o miradouro mais conhecido da região - Mua Caves.


A subida são nada mais nada menos que 500 degraus até ao topo, mas vale muito a pena o esforço. A meio do caminho, vais ter de optar se vais para o miradouro do dragão (à esquerda) ou da pagoda (à direita). Como tínhamos tempo e energia, optamos por subir aos dois. A vista é igualmente bonita, de 360º para os terraços de arroz de Tam Coc. A subida faz-se bem e é segura, mas tem cuidado nas zonas em que está muito lotado.


Todo o espaço envolvente é muito agradável e perfeito para passar uma manhã ou um fim de tarde.


O bilhete de entrada custa 100.000 VND.



Pagoda Bich Dong


Aqui, encontras um conjunto de três templos construídos numa montanha. Podes fazer uma pequena caminhada até ao último templo, que oferece uma vista panorâmica de toda a região. 

No entanto, a entrada principal do templo é o local mais conhecido e frequentemente capturado em fotografias. 


Como é um local sagrado, para visitar os templos é apropriado usar roupa modesta como sinal de respeito pela cultura local e práticas religiosas. Por isso, se quiseres visitá-los, traz os joelhos e os ombros cobertos.


A entrada é gratuita.



Bai Dinh Pagoda


Bai Dinh Pagoda é o maior complexo de templos budistas do Vietname. Este complexo inclui templos antigos, estátuas de Buda e uma arquitetura impressionante. 


O complexo é enorme e demora cerca de 4 horas a visitar, o preço é 100,000 VND. 



Passeio de barco em Tam Coc


Este é outro dos passeios de barco que podes fazer na região. Uma das vantagens deste passeio em relação ao de Trang An é que este fica mesmo no centro de Tam Coc. 


Este passeio leva-te por entre os campos de arroz e algumas cavernas naturais. Ficou muito conhecido nas redes sociais porque os barqueiros conduzem os barcos com os seus pés.


Cada barco leva duas pessoas e custa 390,000 VND por barco. O passeio demora entre 1h30 a 2 horas.



Passeio de bicicleta


Os arredores de Tam Coc são um lugar incrível para explorar de bicicleta. Aluga uma bicicleta e pedala pelos campos de arroz, desfruta das vistas e aprecia a vida cotidiana dos habitantes locais. 


Podes alugar uma bicicleta no centro de Tam Coc por um preço acessível.



Provar a Culinária Local


A culinária vietnamita é uma das melhores do Sudeste Asiático, inclui pratos como o Pho (sopa de massa de arroz), o Bun Cha (carne grelhada com vermicelli) e a Banh Mi (sanduíche vietnamita). 


Não podes deixar de experimentar o Egg Coffee, o café típico do Vietname feito com ovo, açúcar e leite condensado. É delicioso!




Em conclusão, se gostas de natureza não podes deixar de incluir Tam Coc no teu roteiro pelo Vietname. Aqui vais encontrar paisagens deslumbrantes, templos únicos e uma atmosfera tranquila. 


Se estiveres a planear uma viagem a este país incrível, não deixes de ver a nossa sugestão de roteiro de 15 dias no Vietname.




Como te manteres ligado

Se planeias visitar o Vietname, não te esqueças de que os dados móveis não funcionam fora da União Europeia

A melhor solução para te manteres ligado à Internet é comprar um SIM local ou um eSIM. Desta vez usamos um SIM local, mas noutras viagens comprámos na Airalo um eSIM e funcionou sempre bem, basta teres um telemóvel compatível com eSIM e comprar o cartão através da app da Airalo. É muito fácil!


Faz um seguro de viagem

Em qualquer viagem que faças, é essencial estar prevenido, principalmente fora da Europa. Imprevistos acontecem e ninguém quer voltar das férias com uma fatura hospitalar enorme para pagar. É aqui que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança às tuas férias. 

A IATI tem inúmeros tipos de seguro de viagem conforme o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. 

Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clica aqui para obter o teu desconto.


IATI seguro de viagem

Comments


bottom of page