top of page

O que fazer em Hanói

Atualizado: 30 de mar.

Uma das cidades que não podes perder no Vietname, neste artigo partilhamos contigo todas as nossas dicas sobre Hanoi. Como chegar, como te deslocares e o que fazer nesta cidade. Se estás a planear uma visita a Hanoi este artigo é para ti.


Hanói é a capital do Vietname e está localizada no norte do país.

É uma das cidades que mais gostamos de conhecer no Sudeste Asiático, por ser tão única e diferente de todas as outras. Podemos descrevê-la em duas palavras: intensa e caótica. 


Se estás a planear visitar o Vietname, sem dúvida que não podes perder Hanói! 


Esta cidade combina história e cultura, com uma atmosfera única e gastronomia deliciosa. Desde os templos históricos, motas por todos os lados, buzinas constantes até aos sabores autênticos da culinária local, a cidade tem muita vida! 


Ao longo deste artigo, vamos dar-te as nossas dicas do que fazer em Hanói, como chegar, como te deslocares e os lugares e experiências que não podes mesmo perder. 


Se estiveres a planear uma viagem a vários lugares do Vietname, não percas o nosso artigo anterior, onde partilhámos um roteiro de 15 dias no Vietname.



Nota: neste artigo vais encontrar alguns links para diferentes parceiros na área de viagens. Todos eles são de confiança e se usares algum deles para reservar uma experiência ou estadia, por exemplo, estás a ajudar-nos a rentabilizar o trabalho que temos neste projeto.

Como chegar

Hanoi é um ótimo ponto de entrada no país, tem um aeroporto que realiza diversos trajetos internacionais, além de receber muitos autocarros e comboios vindos de cidades e países vizinhos.


Como ir do aeroporto ao centro da cidade

Para ir do aeroporto ao centro da cidade tens várias opções:

  • Táxi: Existem várias empresas de táxi autorizadas no aeroporto. Ao chegar, vais encontrar vários taxistas. Certifica que escolhes um táxi oficial e evita motoristas não autorizados. Esta é a opção mais confortável para chegar ao centro da cidade. A viagem dura cerca de 30 minutos.

  • Serviço de Transfer: Muitos hotéis oferecem serviços de transfer do aeroporto para os hóspedes. Entra em contato com o teu hotel com antecedência para saber se esse serviço está disponível.

  • Autocarro: O Bus Express 86 faz a ligação do aeroporto ao centro da cidade, com paragem em Hanoi Old Quarter e Hanoi Railway Station. O trajeto leva cerca de 1 hora, dependendo do trânsito. Em 2023, o preço era 45.000 VND.



Quantos dias ficar em Hanói

Sendo a capital do país, Hanói é rica em história, e o que não falta são coisas para ver e fazer. 


O número de dias para aproveitar esta cidade vai sempre depender dos teus interesses e do tempo que tens disponível para esta viagem.

No entanto, achamos que o tempo ideal é entre 2 a 3 dias. Além disso, a partir daqui é possível fazer viagens de um ou dois dias a outras localidades, como Halong Bay ou Ninh Binh.




Como te deslocares

Hanói é uma cidade enorme, por isso, recomendamos que fiques hospedado no centro da cidade. Desta forma, vais também conseguir chegar a pé aos principais pontos da cidade. 


Se não gostares de andar a pé, também tens outras opções:

  • Táxi: Os táxis estão disponíveis em toda a cidade. Não te esqueças de negociar sempre o preço, pois normalmente o primeiro valor que dizem é sempre muito elevado.

  • Grab: O Grab é o Uber da Ásia, assim podes usar a aplicação para pedir um carro ou uma mota e, desta forma, já sabes qual vai ser o valor cobrado no final da viagem.

  • Autocarro público: Hanói tem uma grande rede de autocarros públicos que cobrem muitas áreas da cidade, esta é a opção económica.

  • Alugar uma mota: Se tiveres experiência a conduzir mota, podes optar por alugar uma. Desta forma, podes explorar a cidade de forma independente. No entanto, não te esqueças que o trânsito em Hanói é caótico, principalmente nas áreas centrais da cidade.



O que fazer em Hanói


Lago Hoan Kiem 

O Lago Hoan Kiem é um dos lugares mais visitados em Hanói. No centro do lago, encontra-se a Tháp Rùa (Torre da Tartaruga), dedicado a uma lendária tartaruga dourada.


Este lago é muito procurado pelos locais ao longo do dia. Eles começam de manhã cedo a fazer exercícios físicos ao redor do lago, e durante o resto do dia, é um local onde aproveitam para relaxar.


À volta do lago, há muitos restaurantes e cafés onde podes provar a gastronomia local.


Durante o fim de semana, as ruas ao redor do lago fecham para o trânsito e tornam-se o local de várias atividades, como dança, pequenos concertos e outras atividades para as crianças.



Torre da tartaruga
Torre da tartaruga

Ngoc Son Temple

O Templo Ngoc Son é um templo localizado numa pequena ilha no Lago Hoan Kiem. Está ligado à margem por uma bela ponte de cor vermelha. 


O templo apresenta uma arquitetura que mostra elementos de design tradicionais vietnamitas, como telhados curvos e paredes vermelhas.


O bilhete de entrada custa 30,000 VND e está aberto todos os dias das 8h às 18h.


Templo Ngoc Son
Templo Ngoc Son

Mercado Dong Xuan

Mergulha na atmosfera animada do Mercado Dong Xuan, o maior mercado coberto de Hanói. Aqui, encontras uma ampla variedade de produtos, desde alimentos frescos até artesanato local. 

É o lugar ideal para explorar e absorver a energia vibrante do comércio tradicional vietnamita.


Durante o fim de semana, existe o Hanoi Weekend Night Market, que fica entre o Lago Hoan Kiem e o Mercado Dong Xuan. O mercado é enorme e as ruas ficam muito movimentadas, não podes deixar de provar a gastronomia local!



Train street 

Um dos lugares mais famosos de Hanói é a "Train Street". Esta é uma rua estreita cercada por edifícios e cafés, por onde passa o comboio. 


Atualmente, devido a alguns incidentes com turistas, não é permitido entrar nesta rua livremente. Para isso, deves ir a um dos cafés existentes nesta rua. Quando te aproximas da rua, és logo abordado por locais que te perguntam se queres ir para um café. 


Vale a pena viver esta experiência única, observar o comboio passar a poucos metros de distância enquanto desfrutas de um ambiente acolhedor nos cafés locais.




Old Quarter

O centro histórico de Hanói concentra-se no Old Quarter. Nesta região, podes facilmente perder-te pelas ruas estreitas, repletas de lojas tradicionais e mercados animados. 


Nestas ruas, encontras de tudo: roupas, flores, joias, tecidos, calçado, restaurantes, especiarias, etc. Esta área oferece uma autêntica experiência de compras e a oportunidade de absorver a vida quotidiana de Hanói.



Templo da Literatura

Construído no século XI, o Templo da Literatura é um dos locais mais antigos e bem preservados de Hanói. Dedicado ao filósofo chinês Confúcio, o templo foi a primeira universidade do Vietname. 


Durante a visita, podes passear pelos seus pátios e apreciar a arquitetura tradicional. É um lugar muito procurado pelos vietnamitas para tirarem fotos de fim de curso. 


O bilhete custa 30.000 VND e está aberto todos os dias das 8h às 17h00. Vale a pena explorar este marco histórico para compreender a rica herança cultural do Vietname.





Mausoléu de Ho Chi Minh

Uma visita a Hanói não estaria completa sem uma passagem pelo Mausoléu de Ho Chi Minh. 


Este monumento imponente honra o líder revolucionário vietnamita - Ho Chi Minh - e aqui, podes ver o corpo embalsamado do presidente. 

A visita ao mausoléu oferece uma experiência imersiva na história vietnamita. 


O mausoléu está aberto todos os dias das 7h às 17h e custa 25.000 VND. 


Importante: Se pretendes visitar este lugar, veste roupa modesta, com ombros e joelhos cobertos.



Quan Thanh Temple and Trấn Quốc Pagoda

Esta é a pagoda mais antiga de Hanói, construída no século VI. É um lugar muito procurado pelos vietnamitas para orar e meditar.


A entrada é gratuita e fica ao lado do West Lake, que é um ótimo lugar para relaxar e onde podes andar de gaivota pelo lago. Muitas pessoas aproveitam para ver o pôr do sol aqui.




Prova a Culinária Local

Hanoi é um paraíso para os amantes da culinária. Não deixes de experimentar pratos locais como o Pho (sopa de massa de arroz), Bun Cha (vermicelli com carne grelhada) e a Banh Mi (sanduíche vietnamita). Recomendamos o Banh Mi 25, que é um dos lugares mais conhecidos da cidade para provar estas famosas baguetes vietnamitas.


O Egg Coffee é outra das grandes especialidades no Vietname. Este café leva gema de ovo e leite condensado batidos, o que lhe confere uma textura muito cremosa. É delicioso! Sugerimos o Giang Cafe ou o The Note Coffee (um café colorido onde podes colar um post-it escrito por ti na parede e deixar a tua marca nesta cidade).


As ruas de Hanoi estão repletas de pequenos restaurantes e bancas de comida de rua, oferecendo uma autêntica experiência gastronómica. 


Se tiveres dúvidas sobre os lugares onde ir, podes sempre fazer uma tour de street food com o GetYourGuide. Assim, sabes que todos os lugares onde vais comer têm os devidos cuidados de higiene.





Assiste a um show de marionetas da água 

Para terminar, não podes perder uma das artes do Vietname: as marionetas de água. 


Assiste a um espetáculo de marionetas de água, onde o palco é uma piscina e as marionetas são manipuladas pelos artistas por trás de um pano de fundo.


Durante o espetáculo, as marionetas retratam a vida quotidiana dos aldeões vietnamitas, destacando as atividades agrícolas, pesqueiras, as brincadeiras infantis e momentos românticos.

A água adiciona uma dimensão especial à performance, permitindo que as marionetas flutuem e deslizem suavemente.


Este espetáculo proporciona uma experiência única, mergulhando na cultura e tradições do Vietname.




Em resumo, Hanói é uma cidade que cativa pela sua cultura e tradição. Se seguires estas sugestões, terás a oportunidade de conhecer as riquezas culturais, explorar as ruas históricas e viver o encanto único desta cidade vietnamita.

Esperamos que gostes tanto desta cidade como nós.


Aproveita e boa viagem!



Como te manteres ligado

Se planeias visitar o Vietname, não te esqueças de que os dados móveis não funcionam fora da União Europeia

A melhor solução para te manteres ligado à Internet é comprar um SIM local ou um eSIM. Desta vez usamos um SIM local, mas noutras viagens comprámos na Airalo um eSIM e funcionou sempre bem, basta teres um telemóvel compatível com eSIM e comprar o cartão através da app da Airalo. É muito fácil!



Faz um seguro de viagem

Em qualquer viagem que faças, é essencial estar prevenido, principalmente fora da Europa. Imprevistos acontecem e ninguém quer voltar das férias com uma fatura hospitalar enorme para pagar. É aqui que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança às tuas férias. 

A IATI tem inúmeros tipos de seguro de viagem conforme o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. 

Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clica aqui para obter o teu desconto.


Seguro de viagem

Comments


bottom of page