A cidade eterna é cheia de vida e tem muitas histórias para contar. Há muito para fazer nesta que é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo.
Roma sempre foi uma cidade que sonhamos visitar, por toda a sua história, arte e boa comida. Hoje vamos partilhar contigo um roteiro de 3 dias por Roma, que achamos ser o ideal para ficares a conhecer os principais pontos turísticos da cidade!
A cidade é relativamente pequena, então durante estes três dias, conseguimos chegar a todos os pontos a pé e não precisamos de usar o metro.
Para te ajudar a preparar melhor a tua viagem. Vê também o artigo com as nossas dicas para uma melhor experiência em Roma.
Nota: neste artigo vais encontrar alguns links para diferentes parceiros na área de viagens. Todos eles são de confiança e se usares algum deles para reservar uma experiência ou estadia, por exemplo, estás a ajudar-nos a rentabilizar o trabalho que temos neste projeto.
Roteiro de 3 dias em Roma
Dia 1
Chegamos a Roma cedo, gostamos de aproveitar os primeiros voos da manhã para poder aproveitar o resto do dia a conhecer a cidade.
A primeira coisa que fizemos foi deixar a nossa mochila no hotel para começarmos a explorar a cidade à vontade, sem esse peso extra.
Piazza Navona
O primeiro ponto por onde passamos foi a Piazza Navona, uma das praças mais bonitas da cidade. É formada por 3 fontes: Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e a Fontana del Nettuno.
Foi aqui que tivemos o primeiro impacto com a cidade, e não conseguimos parar de dizer “tanta gente!!!”. Visitámos Roma no final de Outubro de 2021, imaginamos que no verão seja ainda concorrida.
Roma é uma das cidades mais visitadas da Europa, então nunca te vais sentir sozinho, e podes contar com imensos turistas em todos os principais pontos da cidade.
Campo de Fiori
Passamos pelo Campo de Fiori, uma praça onde todas as manhãs se realiza um mercadinho de rua. Aqui podes encontrar variados produtos como flores, licores, diferentes variedades de massa, frutas e legumes…
Nós aproveitamos e compramos um boião de fruta fresca que estava muito bom!
Panteão
Seguimos para o Panteão, o edifício mais preservado da Roma antiga e uma das obras-primas arquitetónicas da cidade.
A entrada é gratuita e, por esse motivo, é muito concorrido! A fila era enorme mas reparamos que andava rápido então esperamos e entramos para visitar.
No interior podes ver os túmulos de vários reis da Itália e também algumas obras de arte. Nós gostámos da visita e ficamos a conhecer um pouco mais da história desta cidade.
O horário de funcionamento é todos os dias das 9h às 19h, sendo a última entrada às 18:30h.
Fontana di Trevi
Perdidos pelas ruas estreitas de Roma, chegamos à famosa Fonte de Trevi… Uma das fontes mais conhecidas em todo o mundo e para muitos a mais bonita! E nós podemos dizer que é I-N-C-R-Í-V-E-L!
Segundo a lenda, se atirares uma moeda para a fonte garantes o regresso à cidade. Para que isto funcione, deves colocar-te de costas para a fonte e deitar uma moeda com a mão direita por cima do ombro esquerdo, sem nunca olhar para trás! Claro que nós fizemos.
Sabes o que é feito às moedas? As moedas atiradas à fonte são recolhidas durante a noite e doadas a instituições de caridade. Em cada ano é retirado da fonte cerca de 1 milhão de euros!!
Durante todo o dia a fonte está cheia de turistas… Então decidimos voltar no dia seguinte de manhã cedo para aproveitar a fonte sem muitas pessoas, às 7:00 horas estávamos lá e com a fonte praticamente só para nós.
Piazza di Spagna
Seguimos caminho até chegar à Piazza di Spagna. Esta praça é um dos lugares mais concorridos da cidade, pela sua famosa escadaria até à igreja Trinità dei Monti (que tem entrada gratuita).
Muita gente aproveita esta escadaria para fazer uma pausa e descansar, estava também nos nossos planos mas na altura em que visitamos (Outubro 2021) não era permitido sentar na escadaria porque ainda havia restrições provocadas pela pandemia.
Jardins Villa Borghese
Aproveitamos e fomos relaxar nos jardins da Villa Borghese, um enorme parque no centro da cidade.
Neste jardim podes visitar a Galleria Borghese ou alugar um barco e passear pelo lago, o preço é 3€ por pessoa, 20 minutos. Se gostas mais de ter os pés assentes na terra, podes simplesmente caminhar e admirar as várias estátuas que vais encontrando ao longo do caminho.
Terrazza del Pincio
Terminamos o nosso primeiro dia em Roma a ver o pôr-do-sol na Terrazza del Pincio, infelizmente estava nublado mas num dia de sol dizem que é muito giro!
Deste miradouro consegues ver toda a cidade, incluindo a cúpula da basílica de São Pedro. A praça que se vê mesmo em frente é a Piazza del Popolo, onde ficam as igrejas de Santa Maria in Montesanto e a de Santa Maria dei Miracoli, conhecidas como as “igrejas gémeas”.
Dia 2
Monumento Nacional a Vítor Emanuelle II
Depois de tomarmos um bom pequeno almoço seguimos para o nosso primeiro ponto do dia: o Vittoriano!
Este imponente monumento de mármore branco chama a atenção de qualquer um à distância!
Fica localizado na Piazza Venezia e a entrada é gratuita. A vista do terraço para toda a cidade é um dos pontos altos desta visita, recomendamos!
Piazza del Campidoglio
A Piazza del Campidoglio é um dos principais focos turísticos da cidade, porque é aqui que está a escultura da Loba Capitolina que faz parte da Lenda de Rómulo e Remo, sendo Rómulo considerado o fundador e primeiro rei de Roma.
Segundo a lenda, estes dois irmãos foram atirados ao rio para morrerem afogados. No entanto, acabaram por sobreviver e foram encontrados na margem do rio por uma loba que passou a amamentá-los.
Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino
Finalmente chegou o dia de conhecermos uma das Sete Maravilhas do Mundo - o Coliseu de Roma.
Depois de o vermos em tantos filmes, chegou a nossa vez de estarmos ali! Ficamos maravilhados ao observar a fachada, mas quisemos entrar para entender toda a história que aconteceu naquele local.
Antes de entrar, aproveitamos para almoçar na estação de metro que tinha, entre outras coisas, pizza, enquanto fazíamos horas antes da hora marcada para a visita e víamos todo o movimento de centenas, talvez milhares, de pessoas em redor deste magnífico monumento.
O melhor conselho que podemos dar é: compra o bilhete online e com antecedência! Vais reparar que por toda a área circulante ao Coliseu vai haver imensa gente a abordar-te a perguntar se já tens bilhete, eles vendem os bilhetes a preços mais elevados, diz sempre que já tens o teu bilhete.
Nós compramos o bilhete no getyourguide com “guia interativo de áudio/vídeo”, o que foi útil para entender um pouco mais da história. Mas somos sinceros se fosse hoje comprávamos o bilhete que inclui uma excursão guiada por um guia experiente.
O Fórum Romano e o Monte Palatino fazem parte das ruínas da “cidade eterna” e a visita está incluída no bilhete do Coliseu e ficam mesmo ao lado.
Toda a visita demorou cerca de 4 horas.
Trastevere
Terminamos o dia a passear pela região de Trastevere, uma das melhores áreas da cidade para jantar.
Jantamos no restaurante “Carlo Menta” e adoramos! O atendimento é rápido, as pizzas deliciosas e de massa fina como nós gostamos e os preços são muitoooo acessíveis!
Dia 3
Dedicamos o nosso último dia em Roma a conhecer a Cidade do Vaticano. Sabias que o Vaticano é o país mais pequeno do mundo? É verdade!
Castelo de Sant’Angelo
Como fomos a pé aproveitamos e pelo caminho passamos pelo Castelo de Sant’Angelo, que foi construído sobre as ruínas do mausoléu do imperador Adriano, e que está perfeitamente alinhado com a Ponte de Sant’Angelo.
Praça S.Pedro
Chegamos à Praça de São Pedro, talvez a praça mais conhecida do mundo e que nós já tínhamos visto tantas vezes na TV. É aqui que se realizam uma série de eventos religiosos durante todo o ano e onde podes assistir à missa dada pelo próprio Papa.
Basílica de S.Pedro
A Basílica de São Pedro é o símbolo mais importante da igreja católica. Para entrar aqui tivemos de passar na segurança, atenção ao vestiário porque não podes entrar com ombros e joelhos à mostra! A Basílica é enorme e lindíssima. A famosa escultura Pietá, de Michelangelo, encontra-se logo na entrada da basílica. A entrada é gratuita, apenas a subida à cúpula é paga, tendo um valor de 6€ por pessoa.
Museus do Vaticano e Capela Sistina
Seguimos para os museus do Vaticano e damos-te o mesmo conselho que no coliseu: compra os bilhetes online!! Até à entrada fomos abordados imensas vezes a tentarem vender-nos bilhetes… Nós compramos um bilhete de adulto e um jovem e na entrada só tivemos de mostrar o cartão de cidadão. Compramos com audioguia e foi MUITO útil, traz uns fones e podes ouvir explicações sobre os muitos artefactos que este museu tem.
Passamos a segurança e tem novamente atenção ao vestuário, na capela sistina as regras são as mesmas que na basílica de São Pedro. Como a visita era longa e fomos perto da hora do almoço levamos comida e não tivemos problema nenhum. Só não pudemos entrar com o tripé mas isso já tínhamos lido que não era permitido então deixamos nos cacifos.
Os museus são enormes e tem um pouco de toda a cultura mundial. É aqui que fica a famosa Capela Sistina, considerada uma obra-prima de Michelangelo. Conta com pelo menos 4 horas para visitar o museu e a capela!
Osteria da Fortunata
Terminamos o dia num dos restaurantes mais concorridos da cidade - a Osteria da Fortunata.
O restaurante é conhecido pela sua massa feita à mão que conseguimos ver pela janela as senhoras a fazer. Os preços são elevados, nós pedimos massa carbonara mas não achamos imperdível, a massa é muito grossa e o molho muito forte.
Roma é uma cidade incrível, monumental e faz jus à famosa descrição de que Roma é um autêntico museu ao ar livre. A cada esquina há algo para ver, é possível dizer que toda a cidade respira história! Para tornar a visita ainda melhor, a gastronomia é simplesmente incrível, em todo o lado se come uma boa fatia de pizza ou um refrescante gelado.
Recomendamos uma visita a Roma a toda a gente, conseguiu superar as nossas expectativas e deixar-nos maravilhados.
Faz um seguro de viagem!
Viajar é uma experiência emocionante, cheia de aventuras e momentos inesquecíveis. No entanto, é essencial estar preparado para qualquer imprevisto durante a tua viagem. É aí que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança enquanto exploras novos destinos. O seguro que nós usamos é da IATI Seguros!
Esta tem imensos tipos de seguro de viagem consoante o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!
Clique aqui para obter o teu desconto.
Comments