top of page

O que fazer em Ubud

Atualizado: 30 de mar.

Tudo o que precisas de saber sobre Ubud. O que fazer, onde ficar e como te deslocares nesta famosa região de Bali.


Ubud é uma região no centro de Bali e um dos lugares mais visitados da ilha. Esta região ficou conhecida por toda a natureza que a envolve, desde as variadas cascatas aos enormes campos de arroz.


Neste artigo vamos dar-te todas as dicas que precisas de saber sobre Ubud para aproveitar ao máximo a tua estadia aqui.





Nota: neste artigo vais encontrar alguns links para diferentes parceiros na área de viagens. Todos eles são de confiança e se usares algum deles para reservar uma experiência ou estadia, por exemplo, estás a ajudar-nos a rentabilizar o trabalho que temos neste projeto.


 
Como nos mantemos conectados com o mundo enquanto viajamos

Enquanto viajamos fora da Europa nunca usamos o nosso serviço europeu para nos mantermos ligados à Internet, os preços são muito altos! Em alternativa existem duas opções: comprar um cartão SIM do país que vais visitar ou comprar um eSIM.

Já usamos as duas e ambas funcionam bem.

Relativamente ao eSIM usamos sempre o da Airalo. Basta ter um telemóvel compatível com eSIM e comprar o cartão através da app da Airalo. Simples e fácil!

 

Quantos dias ficar em Ubud

Por estar localizado numa região mais central, Ubud é o ponto de partida ideal para grande parte dos sítios que não podes perder em Bali.


Há imensa coisa para fazer nesta área, por isso, recomendamos um mínimo de 3 dias para poderes conhecer os principais pontos de Ubud. Se tiveres mais dias disponíveis aconselhamos que fiques por aqui o máximo de tempo que conseguires.


Onde ficar hospedado

Em Ubud há uma enorme oferta de estadia, desde as famosas vilas que vemos nas redes sociais às modestas guesthouses para quem tem um budget mais apertado.

Nós tivemos a oportunidade de ter ambas as experiências e podemos dizer que ambas foram igualmente únicas.


Hotéis de luxo:

- Kamandalu

Talvez o hotel com o ambiente mais romântico onde já estivemos. Todo o espaço é incrivelmente bonito, tem campos de arroz, um lago, piscinas infinitas... Ficámos hospedados numa vila com piscina e dois quartos e adoramos, pareciaque estávamos completamente isolados do resto do mundo. O Kamandalu oferece ainda uma enorme variedade de experiências românticas, desde passeios de barco, jantar à luz das velas, pequeno-almoço flutuante, banho de flores, etc. Se estiveres a planear a tua lua de mel em Bali, o Kamandalu é certamente uma excelente opção.



- The Udaya Resorts & Spa

O The Udaya é um resort com um ambiente muito romântico e familiar. Tem várias opções de quartos desde suites a vilas com piscina.

O Resort oferece diferentes opções como jantar romântico à luz das velas, pequeno-almoço flutuante e todas as manhãs podes começar o dia com uma sessão de Yoga completamente gratuita.

Tivemos uma experiência maravilhosa no Kaveri Spa, experimentamos o "Midnight Bath", em que nos foi preparado um banho com vários frutos cítricos e flores. Saímos de lá completamente relaxados e cheirosos!


Low budget:

Em Ubud consegues encontrar várias estadias a preços económicos - as chamadas guesthouses. Estes alojamentos normalmente são também o espaço do proprietário e da sua família, onde apenas alugam alguns quartos a turistas. E em Bali têm uma característica única, estes lugares parecem autênticos templos.


- Sudiana House

Quando chegamos a Ubud ficamos hospedados no Sudiana House e gostámos muito. Fica localizado no centro da cidade e podes deslocar-te para vários pontos a pé. O preço é muito acessível e tem pequeno-almoço incluído.


- Raditya House

Nos últimos dias em Ubud optámos por ficar longe da confusão e ficámos no Raditya House. Fica a cerca de 5 minutos de mota do centro e foi o lugar ideal para descansar e recarregar energias após um dia inteiro a visitar campos de arroz e cascatas!


Como te deslocares

Para te deslocares em Ubud existem várias opções: contratar um motorista privado, fazer um passeio guiado ou alugar uma mota.


- Motorista privado

Esta é a solução mais cara mas a ideal se não te sentires confortável a conduzir uma mota nas estradas de Bali (não o faças se não tiveres experiência).

A vantagem desta opção comparativamente a um passeio guiado é que pode ter um roteiro flexível e vais apenas aos pontos que te interessam. Podes tentar encontrar este serviço pelas bancas no centro de Ubud, no hotel onde ficares hospedado ou reservar esta experiência através do GetYourGuide (vê no link abaixo).


- Passeio guiado

Esta opção acaba por ficar mais em conta do que contratar um motorista mas, com um roteiro pré-definido e provavelmente partilhado com outras pessoas. No GetYourGuide encontras imensas opções, consoante os locais que mais queres visitar.


- Grab/Gojek

O Grab e o Gojek são as apps equivalentes ao Uber na Europa. Existem em grande parte dos grandes centros turísticos e é uma opção para te deslocares em Bali. Mas tem atenção porque há alguns lugares onde este transporte não é permitido e podes ter de optar por um táxi local.


- Alugar uma scooter

A nossa solução preferida e a que fica mais em conta. Pelos lugares por onde passamos adoramos alugar uma scooter para termos liberdade de irmos para onde e quando quisermos.

Mas atenção, esta opção só é viável se estiveres confortável a conduzir uma scooter. As estradas de Bali são caóticas e aqui não é, de todo, o lugar ideal para aprender a andar de mota!

Nós alugamos na Ubud scooter rental, custou 4€/dia. A mota não era nova, mas andava bem e, em simultâneo, apoiamos um negócio familiar local! Combinamos tudo pelo WhatsApp e foi muito fácil.

Sabias que a maior parte dos acidentes em Bali são causados por turistas que conduzem mota sem experiência? Se nunca conduziste uma mota, Bali não é o lugar ideal para começar. Há muito trânsito e as estradas são apertadas. E não queres estragar a tua viagem, pois não? Se estiveres confortável a conduzir uma mota recomendamos que faças a Carta de Condução Internacional antes de vires para evitares ter problemas com a polícia caso façam uma operação Stop.


O que fazer em Ubud


Floresta Sagrada dos Macacos

Mesmo no centro de Ubud fica a famosa Floresta dos Macacos, um dos lugares mais concorridos de Bali. Este lugar é a casa de mais de 1000 macacos, aqui não existem grades nem jaulas, os animais andam livremente. Mesmo nas ruas próximas à floresta encontras vários macacos, um deles até roubou o plástico do nosso lanche.


Quando visitares a Floresta dos Macacos há algumas regras que deves cumprir, os macacos são animais selvagens por isso, imprevisíveis. Por toda a floresta há placas com alguns cuidados que deves ter para te manteres em segurança, como não dar comida aos macacos, respeitar o espaço deles, não gritar, não tocar e não olhar nos olhos, eles vão entender isso como sinal de agressão.


Com o passar do tempo os macacos já se sentem à vontade com a presença das pessoas e gostam de roubar algumas coisas, principalmente objetos brilhantes e comida, por isso tem atenção aos teus pertences e não leves comida porque eles vão perceber e não vão descansar até a descobrir.


Para quem nunca viu macacos, recomendamos a visita à Floresta dos Macacos, guarda aproximandamente 2 horas para a visitar.


Horário: Aberto todos os dias das 9h-17h

Preço: em idr

Semana Fim‑de‑semana Adulto 80k 100k Crianças 60k 80k


Terraços de arroz de Tegalalang

Uma das imagens que mais caracteriza Ubud são os inúmeros terraços de arroz. Os mais visitados são os de Tegalalang que ficam a cerca de 20 minutos do centro de Ubud.


Para evitar grandes confusões recomendamos ir cedo, nós fomos ao nascer do sol, não estava praticamente ninguém e conseguimos apanhar os primeiros raios de sol da manhã.


Existem várias entradas, com diferentes preços. Nós pusemos no Google Maps "Tegalalang Instgram View Banjar Tangkup" e foi por aí que entramos. Como chegamos super cedo não tivemos de pagar, mas por norma o preço é 10k IDR. Depois é só seguir as placas que indicam "trekking" e perder-te por estes bonitos campos de arroz.


Pura Tirta Empul

Pura Tirta Empul significa Templo da Água Sagrada em Balinês, é um templo Hindu muito conhecido pelo ritual de purificação que aqui pode ser feito.


Há algumas coisas que deves saber antes de visitares este templo, como homens e mulheres devem usar um sarong, quem tiver cabelo comprido deve prendê-lo e mulheres menstruadas não podem entrar.


Ritual de purificação em Bali
Ritual de purificação

Acredita-se que estas águas têm propriedades curativas, por isso, este templo é muito procurado para realizar rituais de purificação. Qualquer pessoa pode fazer este ritual independente da sua religião. Nós optámos por fazê-lo e foi uma experiência inesquecível.


Para realizares o ritual corretamente deves fazê-lo com um dos guias que existem no templo, que te vai explicando todo o seu processo e significado. Não tem nenhum custo fixo mas estes guias são voluntários e por isso deves fazer uma pequena doação. O ritual demora cerca de 30/40 minutos e recomendamos que vás o mais cedo possível para evitar multidões.

Horário: Aberto todos os dias das 8h-18h

Preço: 50k

Aluguer de sarong para realizar o ritual: 10k

Ubud Palace

Localizado mesmo no centro de Ubud fica o imponente Puri Salen Palace, também conhecido como Ubud Palace, a residência da família real.

A entrada é gratuita e é um ótimo lugar para ficar a conhecer os detalhes da arquitetura balinesa.


Todas as noites acontece aqui um espetáculo de danças tradicionais por 100k, podes comprar o bilhete na entrada do palácio onde de certeza vais encontrar imensas pessoas a vender.


Campuhan Ridge Walk

Em Ubud existem vários trilhos que podes fazer pelos campos de arroz. O mais procurado é o Campuhan Ridge Walk, uma caminhada de 2 km pela natureza.


Podes chegar facilmente aqui a pé desde o centro de Ubud. A entrada é gratuita e a melhor hora para ir é logo de manhã ou ao pôr do sol que é quando está mais fresquinho.

Nós fomos de manhã cedo e encontramos muita gente a praticar exercício, é uma ótima maneira de começar o dia!


Campuhan Ridge Walk
Campuhan Ridge Walk, uma caminhada pela natureza de Bali

Ubud Art Market

O Ubud Art Market é um grande mercado de rua espalhado pelas ruas do centro de Ubud. Aqui encontras imensas bancas com souvenirs, artesanato e roupas, é, sem dúvida, o lugar ideal para comprar recordações de Bali.


Aqui é imperativo negociar! Não há preços em nada e por norma o primeito preço que te dão é o dobro ou mais do que aquilo pelo qual deves aceitar! Negoceia várias vezes até chegarem a um valor justo para ambas as partes.


Cascata Kanto Lampo

A Kanto Lampo é uma das cascatas que não podes perder quando visitares a "Ilha dos Deuses". A forma como esta cascata cai e a sua dimensão torna esta uma das cascatas mais visitadas de Bali.


Chegamos por volta das 7:30h e não estava quase ninguém. Para tirar uma foto aqui podes pedir a outra pessoa que esteja por lá (foi o que nós fizemos, colocar o tripé é completamente impossível) ou pedir ajuda a um dos rapazes locais que estão lá a ajudar a tirar fotografias, eles até sugerem poses como um fotógrafo profissional (claro que, no fim, tens de dar uma recompensa por todo o seu esforço).


Esta cascata é muito bonita e recomendamos a visita, mas ao contrário das outras cascatas, não é a melhor para dar um mergulho.

Horário: 7h - 18h

Preço: 20k IDR

Dificuldade: Fácil

Distância do centro de Ubud: 30 minutos

Cascata Tibumana

A cascata Tibumana fica a 40 minutos do centro de Ubud. Tem a peculiaridade de parecer ter sido feita artificialmente, com linhas retas e fluxo constante, esta cascata impressiona pela sua perfeição.

Horário: 7h - 18h

Preço: 20k IDR

Dificuldade: fácil

Distância do centro de Ubud: 40 minutos

Cascata Leke Leke

Localizada a cerca de 1 hora do centro de Ubud esta é uma das cascatas mais famosas da ilha. Foi aqui que tiramos uma das nossos fotos preferidas de sempre.

Esta queda de água parece um lençol a desdobrar-se sobre a rocha com muita vegetação ao seu redor.

Como todas as cascatas em Bali, recomendamos ir o mais cedo possível! Desta forma evitas multidões e podes absorver melhor esta obra de arte da Natureza.

​​Horário: 7h - 18h

Preço: 50k IDR

Dificuldade: fácil

Distância do centro de Ubud: 40 minutos

Cretya Ubud

O Cretya Ubud é um dos clubes de dia mais conhecidos em Bali e é fácil perceber porquê. Com várias piscinas infinitas, bom ambiente e vista para os campos de arroz faz com que seja o lugar ideal para começar ou terminar um dia.


A entrada tem apenas o custo de 3 € e não tem consumo mínimo obrigatório. O bilhete inclui também a entrada para o Alas Harum onde podes passear pelos campos de arroz, andar de baloiço e divertir-te por entre esculturas giras.


Cretya Ubud
Cretya Ubud, o clube de dia mais famoso de Ubud

Nós fomos de manhã para evitar muitas confusões porque ao longo do dia o espaço vai ficando bastante lotado. Se quiseres desfrutar deste espaço só para ti tens também a opção de reservar um pequeno-almoço flutuante às 7h da manhã e começar o dia da melhor maneira.


Subir ao monte Batur

Uma das experiências mais únicas que podes fazer em Bali é subir ao monte Batur para ver o nascer do sol.


Começamos a caminhada por volta das 4h da manhã e a subida é desafiante! Demoramos cerca de 1h30 a chegar e pudemos tomar o pequeno-almoço a assistir a um inesquecível nascer do sol no topo do monte Batur.


Traz calçado próprio para caminhada e roupa adequada, lembra-te que no topo faz bastante frio. Reservamos esta experiência com o GetYourGuide, com transfere incluído desde Ubud.


Aula de jóias em prata

Todos gostamos de levar para casa uma recordação das viagens que fazemos não é verdade? E nada melhor do que ser uma lembrança feita por nós!


Aula de jóias em Bali
As jóias de prata que fizemos na aula

Em Bali encontras vários lugares onde podes fazer a tua própria joia em prata.

Nós marcamos a nossa aula com o GetYourGuide e fizemos uma recordação única para cada um. Fizemos um pendente em forma de tartaruga e um anel, ficaram muito giros e desta forma temos uma recordação única desta passagem por Bali.


Provar comida local

Isto deve ser comum a cada destino que visites. A comida na Indonésia é ótima!


Há muito por onde escolher, por isso não tenhas medo e vai a um dos muitos warungs (negócio local) provar um Nasi ou Mie Goreng, um Gado-Gado ou um Chicken Satay! Não te vais arrepender!


Recomendamos o Warung Gauri e o Ubud Warung, vais desta maneira apoiar negócios e famílias locais.


Faz um seguro de viagem!

Viajar é uma experiência emocionante, cheia de aventuras e momentos inesquecíveis. No entanto, é essencial estar preparado para qualquer imprevisto durante a tua viagem. É aí que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança enquanto exploras novos destinos. O seguro que nós usamos é da IATI Seguros!


A IATI tem imensos tipos de seguro de viagem consoante o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clica aqui para obter o teu desconto.


Comments


bottom of page