top of page

Mergulho em Koh Tao: uma experiência única

Atualizado: 14 de jan.

Descobre um mundo completamente novo e incrível que existe sob as ondas do mar com uma experiência de mergulho inesquecível na cativante ilha de Koh Tao. Conhecida pelas suas águas azul-turquesa cristalinas e abundante vida marinha, Koh Tao é o paraíso dos mergulhadores. Neste artigo, partilho a minha experiência pessoal e explico porquê que o mergulho em Koh Tao é uma aventura que deves mesmo fazer se tiveres oportunidade.


mergulho Koh Tao

Explorar o mundo subaquático sempre foi algo que quis experimentar. Por todos os vídeos e fotos que via por essas redes sociais, parecia um mundo à parte, tão bonito e com tanto por descobrir.

Sendo Koh Tao mundialmente conhecido como um dos melhores sítios para experimentar mergulho ou até mesmo tirar a certificação de mergulho, não podia perder a oportunidade de o fazer.


Porquê que o mergulho em Koh Tao deve estar na tua lista de desejos


O mundo subaquático de Koh Tao guarda uma grande biodiversidade, sendo o mergulho a melhor forma de o descobrir. Com recifes de corais vibrantes e uma variedade de criaturas marinhas, o mergulho oferece uma experiência fascinante como nenhuma outra. Além da adrenalina, incute um sentimento de admiração e reverência pelas maravilhas da natureza. Conectares-te com um ecossistema diversificado como este, deixará sem dúvidade uma marca na tua vida.


A porta de entrada para um mergulho inesquecível


Para uma experiência de mergulho segura e memorável em Koh Tao, não procures mais do que La Bombona. Situada no coração da ilha, a La Bombona conta com instrutores altamente qualificados, equipamentos de ponta e compromisso com a sustentabilidade ambiental. O seu foco na segurança e no profissionalismo garante que até mesmo os iniciantes se sintam confiantes e à vontade durante toda a aventura de mergulho.


centro de mergulho Koh Tao

Na La Bombona tens diversas opções à tua escolha, desde o batismo de mergulho, ao curso de mergulhador, curso avançado, etc.

Se tiveres tempo recomendo fazeres o curso Open Water! Este é válido para sempre e permite-te mergulhar em todo o mundo. Este curso demora 3,5 dias.

Se, como eu, tiveres de tempo apertado, podes experimentar e fazer o mergulho de um dia, que inclui uma pequena introdução teórica, treino de algumas técnicas em águas pouco profundas e a melhor parte, dois mergulhos até uma profundidade de 12 metros!


A experiência de mergulho


La Bombona projetou este dia para mergulhar-te gradualmente no reino subaquático. Aqui está um resumo da emocionante aventura:


Burocracias e equipamento: Começei o dia a preencher um formulário com os meus dados (principalmente para efeitos de seguro) e depois fomos experimentar o fato, as barbatanas e o colete. La Bombona disponibiliza diversos tamanhos de maneira a que te sintas o mais confortável possível e que usufruas ao máximo da experiência.


Aula Teórica: Seguimos para uma aula teórica abrangente. Os instrutores da La Bombona partilharam informações valiosas sobre princípios de mergulho, técnicas de execução debaixo de água e técnicas de comunicação subaquática. Esta base teórica é muito importante, para saberes como fazer mergulho facilmente, como te moveres debaixo de água e como operares o equipamento. A informação é muita, mas no próximo passo vais coloca-las em prática e verás que é bastante intuitivo.


aula teórica de mergulho

Treino de técnicas em águas rasas: com o conhecimento passado, fomos então aplicar a teoria onde interessava: na água. Pegamos nos equipamento e fomos para um grande barco onde havia outros mergulhadores a fazer diferentes cursos. Equipamo-nos, caminhamos até à beira do barco e chegou o momento de saltar para a água cristalina de Koh Tao. Já aí foi possível ver muitos corais e peixes à nossa volta e estavamos ainda na superficie. Fomos nadando até perto da praia até termos pé. Aí colocamo-nos de joelhos de forma a estarmos completamente submersos. Foi quando começamos a praticar algumas das técnicas que nos tinham sido explicadas: limpar os óculos de baixo de água, desembaça-los, encontrar o regulador no caso de perda, etc. O instrutor foi a cada um de nós ver se os conseguiamos executar. Depois foi altura de nos colocarmos em posição horizontal, praticar um pouco a flutabilidade, nadar ali na zona mantendo-nos sempre a um nivel de distancia do solo e da superficie. 15 min disto e partimos então para o que importa: fomos explorar o incrivel mundo subaquatico.


Mergulho 1: Acompanhado pelos instrutores experientes da La Bombona, descemos a um mundo repleto de vida marinha. Encontramos recifes de corais vibrantes adornados com um caleidoscópio de peixes coloridos. A sensação de leveza e a serenidade do reino subaquático deixaram-me sem palavras. Senti uma paz única, estava maravilhado com tudo o que via (nada de tocar no que quer que seja, os corais são muito sensiveis), o tempo parece que parou. É um mundo completamente novo, pronto para ser explorado! Vimos pequenos peixes, grandes peixes...passamos inclusive por uma pequena gruta subaquática! Demais! Quando voltamos à superficie já tinham passado 50 minutos! O tempo passou a voar enquanto estive lá embaixo maravilhado com um mundo completamente novo para mim.


Intervalo: Após o primeiro mergulho, desfrutamos de um pequeno intervalo a bordo do barco onde havia chá e café, fruta e uns biscoitos gratuitos. Toda a gente falava da sua experiência, do que tinha visto e sentiu enquanto nos deslocamos para um novo local de mergulho.


Mergulho 2: Chegados ao local, estavamos prontos para o seu segundo mergulho, este mais a sério que o outro. Desta vez experimentamos saltar para a àgua de costas. Depois com a ajuda de uma corda fomos descendo até ao fundo. Lentamente afastamo-nos da superficie, chegando agora ao fundo do mar. Aqui a paisagem era um pouco diferente. Parecia um deserto subaquático decorado apenas com umas estruturas feitas pelo homem representado a vida marinha. Passamos por debaixo de uns arcos e apreciamos estas estruturas antes de ir para o desafio deste mergulho: subir duas "montanhas" de coral. A 1a mais pequena, mas repleta de vida. Muitas formas e cores, muitos peixes, pequenos e grandes, havia de tudo. A segunda, maior, respirava igualmente vida. Olhasse para onde olhasse, eram peixes e corais por todo o lado. Vi pela 1a vez uma raia! Estava a descansar debaixo de uma rocha. Que incrivel foi!


Foram dois mergulhos inacreditáveis. Depois voltamos ao pier mesmo a tempo de ver o pôr-do-sol. Que experiência!


Foi sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida! Se tiveres tempo faz o curso Open Water, só não o fiz por falta de tempo! Mas recomendo bastante...o mundo aquático vai deixar-te maravilhado, vais poder ver coisas que só vês em filmes, e a sensação de estar lá embaixo, com toda aquela vida a nosssa volta...é indescritivel!



Por isso, liberta o teu sentido aventureiro e embarca num dia de mergulho em Koh Tao, uma experiência que te deixará boquiaberto com as maravilhas da natureza. Escolhe La BomBona como o teu centro de mergulho de confiança, garantindo uma viagem segura, emocionante e transformadora. O mergulho em Koh Tao é obrigatório para todos os que procuram aventura, oferecendo memórias inesquecíveis e uma profunda apreciação pelas maravilhas do nosso planeta. Mergulha nas profundezas encantadoras e cria memórias que durarão a vida toda.


Se comprares a tua experiência com o nosso link, terás 10% de desconto em todos os mergulhos com a La Bombona e ao mesmo tempo estás a ajudar-nos a manter este projeto.



Atreve-te e vive a vida!


Faz um seguro de viagem!


Viajar é uma experiência emocionante, cheia de aventuras e momentos inesquecíveis. No entanto, é essencial estar preparado para qualquer imprevisto durante a tua viagem. É aí que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança enquanto exploras novos destinos. O seguro que nós usamos é da IATI Seguros!


Esta tem imensos tipos de seguro de viagem consoante o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clique aqui para obter o teu desconto.

seguro de viagem

Comments


bottom of page