top of page

Descobrir Istambul: O que fazer na cidade 

Atualizado: há 7 dias

Istambul é uma cidade fascinante que oferece uma rica mistura de história, cultura e modernidade. Localizada entre a Europa e a Ásia, esta metrópole vibrante é um destino imperdível para qualquer viajante.

Se estás a planear uma visita à Turquia, hoje vamos partilhar contigo algumas das atrações e experiências que não podem faltar no teu roteiro.


Nota: neste artigo vais encontrar alguns links para diferentes parceiros na área de viagens. Todos eles são de confiança e se usares algum deles para reservar uma experiência ou estadia, por exemplo, estás a ajudar-nos a rentabilizar o trabalho que temos neste projeto.

Como chegar do aeroporto ao centro da cidade


Para chegar do Aeroporto Internacional de Istambul (IST) ao centro da cidade existem várias opções:

  • Autocarro Havaist: Esta linha de autocarros conecta o aeroporto ao centro da cidade e a outras áreas de Istambul. É a solução mais económica para chegares ao centro da cidade. Os autocarros partem do piso -2 e funcionam 24/7. Podes adquirir o bilhete com o motorista e usar o cartão Revolut.

  • Metro: A linha de metro M11 também é uma opção rápida e económica, especialmente durante horários de pico. No entanto, tem a desvantagem de teres de mudar várias vezes de linha até chegares ao teu destino final.

  • Táxi: Os táxis estão disponíveis fora dos terminais e oferecem uma opção conveniente, embora possam ser mais caros do que outras opções. Certifica-te de usar táxis licenciados e solicita uma estimativa de valores antes de embarcar.

  • Transfer Privado: Existem várias empresas que oferecem serviços de transporte privado do aeroporto para o centro da cidade. Uma das formas mais fáceis de contratar este serviço é falar diretamente com o hotel onde vais ficar hospedado ou pelo GetYourGuide.


Como ir do aeroporto para o centro de Istambul
Nós escolhemos o autocarro para ir para o centro

Quantos dias ficar 

O número ideal de dias para visitar Istambul pode variar conforme o ritmo de viagem e os interesses de cada pessoa. No entanto, para aproveitar bem a cidade e conhecer as principais atrações, recomendamos um mínimo de 3 dias.


O que fazer em Istambul


Visitar a Mesquita Azul


Começamos a nossa visita por Istambul a visitar um dos lugares mais conhecidos da cidade - a Mesquita Azul. Originalmente chamada de Mesquita Imperial do Sultão Ahmet, atualmente é mais conhecida como Mesquita Azul graças aos seus belíssimos azulejos azuis. A entrada nesta mesquita é gratuita e pode ser visitada todos os dias das 08:30 às 12:15, das 14:00 às 16:30 e das 17:30 às 18:30, exceto à sexta-feira que só abre depois das 14:30.


Dica: não deixes de visitar o exterior da mesquita à noite, é incrível vê-la com todas as luzes ligadas. Verdadeiramente imponente!



Explorar a Hagia Sophia


A Hagia Sophia é uma das obras mais importantes da cidade pela sua rica história. Originalmente construída como uma igreja e depois transformada em mesquita, como continua nos dias de hoje. As suas cúpulas imponentes e belos mosaicos atraem visitantes de todo o mundo, por isso, se quiseres visitá-la, recomendamos que vás o mais cedo possível. 

Desde janeiro de 2024, a entrada na Hagia Sophia tem um custo de 25€. Podes comprar o bilhete no local ou no site oficial. Se pretendes um bilhete com audioguia, recomendamos que faças a reserva através do GetYourGuide.



Passear pelo Palácio Topkapi


O Palácio Topkapi foi a residência dos sultões otomanos, onde podes ter uma visão da cultura e do poder do Império Otomano. Explora os jardins exuberantes, as salas ricamente decoradas e o famoso harém, que oferecem uma perspetiva única sobre a vida no palácio e a influência da dinastia otomana.


Aventura-te no Grande Bazar


O Grande Bazar é um dos lugares que não podes mesmo perder numa visita a Istambul. É um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, um verdadeiro labirinto de lojas. Aqui encontrarás um pouco de tudo, desde jóias, tapetes, especiarias... É o lugar ideal para pores em prática a tua arte de negociar, pois os artigos não têm preços indicados, sendo a negociação fundamental.


Degustar Delícias no Bazar de Especiarias


O Mercado Egípcio, também conhecido como Bazar das Especiarias, é outro famoso mercado em Istambul. Este mercado está repleto de especiarias, doces turcos, chás, frutas secas e também souvenirs. O melhor de tudo é que vais ser abordado várias vezes para provar estes doces, especialmente o Lokum, também conhecido por Turkish Delight. Neste mercado, vais verificar que muitos dos artigos já têm preço tabelado.


Visitar o mercado das especiarias e o Grand Baazar é mandatório numa visita a Istambul
Visitar estes mercados é um autêntico mergulho cultural

Descobrir a Cisterna da Basílica


A Cisterna da Basílica é um reservatório subterrâneo de água. Foi construída durante o Império Bizantino no século VI, onde a sua função principal era fornecer água para o Grande Palácio de Constantinopla e outras estruturas da cidade. A cisterna tem uma arquitetura impressionante com 336 colunas de mármore. Entre elas, estão as enigmáticas cabeças de Medusa, cujas origens estão envoltas em algumas mitologias gregas. Podes comprar bilhete no local ou no GetYourGuide com audioguia.


Subir a Torre de Gálata


A Torre Gálata é um dos símbolos mais reconhecidos de Istambul. A torre tem aproximadamente 66,9 metros de altura e oferece vistas panorâmicas da cidade a partir da sua plataforma de observação. 

Quando visitamos Istambul em maio de 2024, a torre estava fechada para renovação e não pudemos visitar, mas deixamos uma dica que partilharam connosco: assistir ao pôr do sol daqui é verdadeiramente encantador.


A Torre Gálata é um símbolo de Istambul
A Torre Gálata é um símbolo de Istambul

Passear pela Avenida Istiklal e Praça Taksim


A praça Taksim é o coração da cidade moderna, rodeada por restaurantes, bares e clubes, onde a vida noturna é vibrante e diversificada. Já a Avenida Istiklal é uma grande rua cheia de lojas, cafés e artistas de rua.


Fazer um Cruzeiro pelo Bósforo


Uma das experiências que não podes deixar de fazer na cidade é um passeio de barco pelo rio Bósforo. Este rio divide os lados europeu e asiático de Istambul. 

Recomendamos que faças um cruzeiro com jantar incluído, assim podes aproveitar uma vista espetacular para os palácios, mesquitas e pontes enquanto desfrutas de uma refeição autêntica com animação típica turca.


Mesquita Süleymaniye


A Mesquita Süleymaniye é outra das mesquitas que podes visitar em Istambul. A entrada é gratuita e pode ser visitada todos os dias das 08:30 às 16:45, exceto à sexta-feira, que fecha às 13:30. No exterior da mesquita, tens uma vista panorâmica para a cidade.



Relaxa num Banho Turco


O banho turco, também conhecido como hammam, é uma tradição de spa que remonta aos tempos do Império Otomano. Geralmente, consiste em várias salas aquecidas a vapor, onde podes relaxar e desfrutar de uma massagem. O ritual tradicional inclui começar numa sala quente para abrir os poros da pele, seguido por esfregar o corpo com um sabão especial e uma massagem. Em seguida, os banhistas resfriam-se gradualmente numa sala fria.


Provar a Culinária Local


A comida típica turca é deliciosa e tem imensa variedade, desde doces a salgados, tens muito por onde te perder. Deixamos-te a seguir uma lista de vários pratos típicos que não podes mesmo perder:


  • Kebab de Carne (Döner): Carne fatiada, muitas vezes servida em sanduíches.

  • Balık Ekmek: Sanduíche de peixe grelhado, normalmente servido com pão turco.

  • Pide: Espécie de pizza turca com vários toppings.

  • Baklava: Camadas finas de massa folhada recheadas com nozes e embebidas em xarope de açúcar.

  • Künefe: Sobremesa feita com fios de massa kadayıf recheados com queijo, assados e embebidos em xarope de açúcar.

  • Lokum: Conhecido como "turkish delight", é uma sobremesa gelatinosa e doce, geralmente aromatizada com frutas ou nozes.

  • Simit e açma: pães típicos turcos que encontras em qualquer lugar. Podem ser comidos simples, com chocolate ou queijo.

  • Chá Turco: Chá preto forte, servido quente em copos pequenos.

  • Café Turco: Café forte, moído finamente e fervido com água e açúcar.




Istambul foi uma cidade que nos surpreendeu pela positiva. Estávamos com algum receio de não gostar e adorámos! É uma cidade que surpreende a cada esquina, pela sua história, cultura e arquitetura diferente. Não podemos deixar de referir que fomos muito bem recebidos pelos turcos, são um povo simpático e com muito sentido de humor!

Planeia bem a tua visita para aproveitares ao máximo todas as maravilhas que esta cidade tem para oferecer.

Boa viagem e boas descobertas!



Como te manteres ligado

Se planeias visitar a Turquia, não te esqueças de que os dados móveis não funcionam fora da União Europeia

A melhor solução para te manteres ligado à Internet é comprar um SIM local ou um eSIM. Desta vez usamos um SIM local, mas noutras viagens comprámos na Airalo um eSIM e funcionou sempre bem, basta teres um telemóvel compatível com eSIM e comprar o cartão através da app da Airalo. É muito fácil!


Faz um seguro de viagem

Em qualquer viagem que faças, é essencial estar prevenido, principalmente fora da União Europeia. Imprevistos acontecem e ninguém quer voltar das férias com uma fatura hospitalar enorme para pagar. É aqui que entra o seguro de viagem, um aliado indispensável para garantir tranquilidade e segurança às tuas férias. 

A IATI tem inúmeros tipos de seguro de viagem conforme o teu tipo de viagem e diversas coberturas. Além disso, ao adquirir o seguro através do nosso link, garantes um desconto especial de 5%. 

Não deixes que imprevistos estraguem a tua aventura!


Clica aqui para obter o teu desconto.

Seguro de viaagem

Comments


bottom of page